Tuesday, April 05, 2005

É só um teste

Meu novo blog está quase pronto - eu acho - e prá começar também vou falar no assunto do momento: a morte do Papa.
Não sei nos outro países, mas aqui no Brasil os noticiários dedicam mais da metade de seu espaço para novas (?) informações sobre o assunto. Tudo bem, não é sobre isso que quero falar.
O que não entendo é porque demoram tanto tempo para sepultar logo o pobre homem. Tá bom que é, ou era, o Papa, mas caramba! o Homem tem uma família que, penso eu, deve estar incomodada por tanta demora.
Sei que é de "praxe", que existem todos os rituais da Igreja, que o povo quer prestar uma última homenagem e coisa e tal. Mas sinceramente, fico incomodada por tanta demora. Fica parecendo, depois de passados tantos dias, que é - somente - uma exposição.
Toda as vezes em que perdi pessoas queridas, o que eu mais queria era voltar logo para casa e " suavizar", sabe? Cada um é cada um, tá certo.
Agora, mudando de assunto sem mudar tanto: E todos aqueles rituais? Tem que bater com um martelo - de bronze, acho - que é prá ver se a pessoa morreu mesmo. Tem que ser velado primeiro pelos padres - ou coisa que o valha -, depois pelas autoridades, depois pelo povo. Tem que ser enterrado em não sei quantos caixões. tem que usar túnica vermelha. Pergunto? prá que.
Não pensem que sou contra a Igreja ou contra o Papa. Sou católica, não muito praticante é verdade, mas católica. Mas isso não tem nada a ver com o credo de cada um. Acho que todas as pessoas, acreditem seja lá no que for , em Deus, em força maior, em aura, em gnomos,
ou outra coisa qualquer, deve ficar incomodada com tal situação, principalmente se for uma pessoa próxima. Eu acredito em Deus e até gostava muito De João Paulo. Achava ele uma gracinha de pessoa: carismático, simpático, espirituoso e consciente.
O que não consigo gostar é dessa demora prá terminar uma história.
E o povo daquela cidade, meu Deus. Já pensou? Dizem que mais de três milhões de pessoas vão comparecer ao velório do Papa.
Eu hein, porque é que não se pode fazer tudo como é " normal"?

3 Comments:

Blogger Felicia Luisa said...

Nandee,
É diferença de cultura mesmo. Quando o P. foi ao enterro do pai, perguntou pq. o enterro seria já no outro dia. eu disse que era a lei, e ele disse então que aqui, o velório pode demorar por até 3 dias, pois o corpo fica em sala refrigerada. Muito embora hoje em dia a maioria das famílias opte pela rapidez, já soube que o costume arraigado aqui era esse, o do velório com longa duração. Parabéns pelo blog, tá bonito.

12:42 AM  
Anonymous António said...

Simplesmente adorei, querida amiga Fernanda, Fica bem e um bom fdsemana. Chauxau de Portugal.

3:20 PM  
Blogger Manoel Carlos said...

Há o costume, mas João Paulo II, mesmo morto, foi o que chamam de "midiático".

3:23 AM  

Post a Comment

<< Home