Friday, April 15, 2005

Existe no Brasil uma lei que diz que os clientes de um banco não podem permanecer mais de 30 minutos na fila. Ou estou muito enganada, ou esta lei já foi sancionada há um tempão.
Pois bem, ontem tive que ficar três - isso mesmo, TRÊS - horas na fila do Banco do Brasil. E isso, prá quando chegar a minha vez o cara
( pinta de malandro, quinhentos anos de praia ) me dizer que não podia me atender, que era no caixa ao lado. Eu, muito lerda, aceitei, já que a moça do tal caixa ao lado ainda não tinha saído para almoçar ( pude ver, da fila que ela não tinha ainda fechado o caixa ). Pois bem, pulei para a cadeira ao lado e fiquei esperando. E a moça volta? nada.
Pergunto ao malandro: Será que você não pode me atender?
E ele: não, ordem de pagamento é só com a moça daí.
Espero que ele atenda um cliente ( quase cinco minutos, até que foi rápido ) e pergunto novamente, já com a paciência esgotada, mas muito educadamente: Quer me atender, por favor? Assim que cheguei aqui pedi informações e me disseram que era só pegar aquela fila ali, ninguém disse que era só com a moça dali.
E ele: Sinto muito, são ordens da gerência.
E chama outro cliente, que quer fazer o CPF. Aí ele diz pro cara: CPF, só com a moça aí do lado.
E o cara fez o que eu devia ter feito desde o início: aprontou um escândalo. Disse que não sairia dali, que tinha também pedido informações e que ninguém tinha dito nada sobre a tal moça. E sabe o que o malandro faz? Se prontifica a atender o cara.
Aí entrei no meio da confusão, porque não ia ficar ali esperando feito idiota, que é o que eu estava sendo até aquele momento:
Bom se você vai atendê-lo, vai ter que me atender primeiro, não vou esperar mais, já estou há duas horas e meia na fila.
E querendo se justificar, dizendo que eram ordens, que ele tinha que cumprir e etc e tal.
Então pedi a ele que chamasse o gerente. Qual o que? "Vou atendê-la, calma, é só ter um pouco de calma, que preciso achar minha senha e não estou acostumado a lidar com este negócio de câmbio". E eu já doida para estrangular o cara e até que enfim ele resolve me atender e fica falando no meu ouvido o tempo todo, e tem coragem até de me dizer que eu podia ir pegar o dinheiro em outra agência, ao que reagi me levantando e dizendo que ia aprontar um escândalo de verdade se ele não me atendesse de boca fechada que eu não estava ali para ouvir desaforos. Pode, gente, mais de duas horas de fila e ser atendida deste jeito?
Tudo prá depois de sair desta fila ter que enfrentar mais quase meia hora na outra fila para sacar o dindim e chegar lá o cara do caixa parar para explicar não sei o que para a colega de serviço. Pronto, foi a gota d'água, que eu demoro a rodar a baiana, mas quando começo não quero mais parar, e o cara do caixa não entendedendo nada porque não tinha visto o que aconteceu na outra fila e minha cabeça já está doendo de matar e eu vou matar todo mundo aqui, cadê o gerente, quero falar com o gerente, estou em horário de almoço e vou chegar mais do que atrasada e quem vai se responsabilizar se eu perder meu emprego, que eu não quero mais ficar aqui, me dá logo o dinheiro de uma vez, e não adianta olhar para o guarda que ele sim viu o que me aconteceu lá atrás e você está muito nervosa, tente se acalmar, como é que não vou ficar nervosa se o atendimento de vocês é péssimo e cadê este gerente, será que ele existe afinal de contas, me dá logo o dinheiro que eu quero sai daqui e calma minha senhora a culpa não é minha, estou fazendo o melhor que posso para atendê-la e não você não está fazendo o melhor que pode, você está é conversando com sua colega e estou apenas dando uma explicação e porque você tem que parar para dar explicação justo na minha vez de ser atendida, será que os funcionários desta porcaria de banco não recebem treinamento adequado pelo amor de Deus e enfim ele me entregou o dinheiro e enfim fui embora com vontade de chorar e sem conseguir falar com o gerente.
E eu pergunto: existe mesmo a lei que diz que um cliente não pode permanecer mais de 30 minutos na fila ou eu sonhei com isso?

*************************************************************************************

Falando em fila, agora é moda ter senha em todas as filas. É senha na fila do banco, nas agências dos correios, do INSS.
Agora senha prá compra carne é a primeira vez que vejo. Quer dizer, me lembro que quando criança, teve uma época em que era difícil se comprar carne e outra em que era difícil se comprar feijão. Tinha também a fila do gás de cozinha. Mas isso foi numa época em que estes eram artigos difíceis de serem encontrados ou eram escondidos , sei lá.
Sei que agora a gente acha carne prá comprar em todo lugar. Daí que tem uma rede de supermercado aqui na cidade, em que você, quando vai comprar carne, tem que pegar senha. E se não pegar o açougueiro não te atende, não, tá? Te manda voltar lá atrás e pegar a senha. Ou então vai ele mesmo, pode? Pára o serviço e vai lá fora pegar senha para você.
Tô entendendo mais nada, não. Senha prá fila da carne? Prá quê, uai? Já perguntei prá todo mundo e ninguém até agora conseguiu me explicar. Será que é moda, mesmo? Se for, vou implantar um sistema de senhas lá na farmácia: " minha senhora, é preciso pegar senha prá comprar AAS, favor entrar naquela fila ali".
" E o senhor, o que quer: Ah, sim, dipirona, né? então faça o favor de entrar naquela fila ali, a da esquerda, e pegar sua senha. Não adianta reclamar, só atendemos com senha, meu senhor. Não, não a senha para dipirona não é esta, faça o favor de entrar na fila outra vez. Como, senhor? e se sua cabeça doer até estourar, como é que fica? não sei senhor, sei apenas que o senhor deve pegar a senha. Caso tenha alguma reclamação a fazer, por favor, pegue a fila da direita e peça a senha para reclamações. Teremos prazer em ouvi-lo, assim que acabar esta maldita fila"
Já pensou?

*************************************************************************************

3 Comments:

Blogger Manoel Carlos said...

Uma vez, sentindo-me mal atendido por um funcionário do Banco do Brasil, não sei onde fui buscar uma calma que não era minha para dizer algo mais ou menos assim: - eu sempre fui contrário à privatização do Banco do Brasil, em discussão com amigos e colegas eu uso inúmeros argumentos e eles usam apenas um para serem favoráveis à privatização, dizem que o atendimento dos funcionários do Banco do Brasil é péssimo; infelizmente não tenho como contestar.
Depois disto, o tal funcionário fez um grande esforço para me atender como deveria atender sempre a todos os clientes.

Já criaram senha para a fila de pegar senha?

11:21 AM  
Anonymous Assis said...

Respondendo sua última indagação: Já. Na Agência do HSBC de Duque de Caxias, você entra e de cara pega a fila da senha. Nem sempre a moça que entrega a senha está no local e temos que encarar uma fila ainda maior.

8:05 AM  
Anonymous Anonymous said...

That's a great story. Waiting for more. Computer picks Consumer comparisons reviews laptops Cadillac catera headlights motorcycle eyewear on ebay for sale Swiss invest 0 0 0 0

1:12 AM  

Post a Comment

<< Home